fbpx

Os benefícios do café para a saúde

O café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.

O café é um estimulante popular, ele não deixa apenas a pessoa mais acordada, mas também fortalece a memória. A cafeína, provavelmente, também reduz os efeitos do estresse.

No entanto, cafeína em doses elevadas gera efeitos colaterais indesejáveis: mantém a pessoa acordada, provoca incontinência urinária e pode levar à hipertensão. Por isso, os cientistas procuraram substâncias que protejam o organismo do estresse do mesmo modo, mas sem esses efeitos colaterais.

“O estresse crônico faz com que a pessoa fique deprimida, ansiosa, incapacitada de tomar decisões e sem conseguir pensar direito. Esses são os principais efeitos, tanto nos seres humanos, como nos animais”, explica Christa E. Müller, professora do Instituto de Farmácia da Universidade de Bonn.

Se consumida em quantidades moderadas, a cafeína pode, na verdade, ajudar a combater o stress, especialmente quando a pessoa sofre com uma sensação de letargia e incapacidade.
Isso se deve ao fato de que a cafeína é um estimulante e que pode fazer com que o organismo fique mais desperto e mais ativo. Se for consumida dentro de uma quantidade razoável, a cafeína pode servir como uma medicação para o stress segundo descobertas de pesquisadores da Alemanha.

 

Fontes: Andrologia, Terra, Grão Gourmet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =